Seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!

X

Blog

Diferença entre Porteiros, Vigias e Vigilantes

Diferença entre Porteiros, Vigias e Vigilantes

 

Porteiros e Vigias

 

Porteiro é o funcionário que deve controlar o ingresso de pessoas, bens, correspondência no edifício, isto é, limita-se a observar e monitorar a entrada e outras áreas definidas.

Este pode desempenhar suas funções em mesmo local onde exista um posto de vigilante (não importando se é armado ou não), sendo certo que o porteiro desempenhará suas funções específicas (algumas conflitantes com as do vigilante), porém, nunca com o objetivo de impedir ou inibir a ação criminosa, com a finalidade de proteger os…

Leia mais

Tudo o que você precisa saber sobre limpeza e manutenção de janelas, varandas e fachadas

Tudo o que você precisa saber sobre limpeza e manutenção de janelas, varandas e fachadas

Devido a sua relevante importância e responsabilidade, esse artigo traz algumas informações sobre a limpeza e manutenção de janelas, varandas e fachadas.
 
Limpeza de fachadas e janelas de vidro/cerâmica

Atualmente, é um assunto amplo e exigente, pois manter limpos e brilhantes não é tarefa fácil devido a sua exposição ao clima e à poluição. Além disso, a limpeza se torna difícil porque o acesso a essa parte exige técnica na hora da execução da limpeza.…

Leia mais

Pintura de Condomínio, o que precisamos saber?

Pintura de condomínio, o que precisamos saber?

 

Pintar um condomínio, normalmente é algo complexo, visto que precisamos definir desde a tinta, o período, orçamento e outras questões relevantes como segurança e garantias.

Após estes passos, desenvolvidos pelo síndico e equipe, deve-se agendar uma assembleia extraordinária para colocar a referida pauta em votação, e por esta ser uma obra necessária, sua aprovação será definida por maioria simples (50% + 1 dos presentes).

Com isso precisamos entender a necessidade, e dividir com todos moradores, de forma detalhada e clara para garantir o melhor resultado, e custo…

Leia mais

Animais no condomínio: como evitar atritos?

Os animais domésticos estão cada vez mais presentes em condomínios. O Brasil ocupa o 2º lugar no ranking de países com mais pets no mundo, segundo o IBGE — possuímos mais de 132 milhões!

Hoje, a maioria das decisões dos tribunais são pela manutenção dos pets, desde que estes não ofereçam riscos, nem atrapalhem a saúde, sossego e a segurança de seus vizinhos. Para manter a harmonia no local, é necessário a criação de regras claras que expliquem a convivência da pet no condomínio. Veja alguns exemplos:

 

•           Áreas comuns: proibir ou não a presença…

Leia mais

Centrais de Gás Condominiais, manutenções e prevenções para não gerar riscos.

Centrais de Gás Condominiais, manutenções e prevenções para não gerar riscos.

Atualmente, o gás está entre as mais importantes fontes de energia, pois está presente em 98% das residências de nosso país. Estando presentes o GLP (propano e butano) e o gás natural (metano), ambos inodoros, ou seja, não possuem o cheiro de gás característico.  No entanto, o cheiro que o gás possui é  um aditivo chamada mercaptano, que é inserido alertar as pessoas  do risco decorrente.

POR QUE AVISAR?? Em um vazamento, havendo um comburente (Oxigênio) e uma fonte de ignição, pode gerar uma explosão e…

Leia mais

Vazamentos e infiltrações em condomínios, o que fazer, quem é responsável ?

É algo que foge aos olhos das pessoas, mas ao aparecer geram elevados transtornos.

Ao meu ver, e também na ótica de especialistas o mais importante é resolver as questões de forma rápida e eficaz, “assim fica barato para todos”, visto que possuímos inúmeros exemplos de elevados prejuízos financeiros, e desgastantes processos judiciais.

Antes de se falar em responsabilização, deve-se tentar identificar a “origem” do vazamento, se não identificada, recomenda-se a contratação de um profissional ou empresa habilitada para detectar, de modo que o seu responsável possa ser identificado, para depois serem adotadas às providencias necessárias.

Leia mais

Furtos em condomínios, quem é responsável, o que fazer, e quem paga a conta?

Atualmente, nem aqueles que tem o privilégio de residirem em condomínios fechados, dotados de sistemas de segurança, mesmo de forma presencial e eletrônica, estão imunes dos dissabores de um furtos e roubos.

Afinal, quem paga o prejuízo? Na maioria das vezes o condomínio não é juridicamente responsável ao ressarcimento dos danos. Isto porque, a legislação condominial, tratou da matéria de forma tímida. Assim, este assume, quando o assunto está expresso em sua convenção de condomínios, a exemplo do entendimento da última instância do nosso Judiciário sobre o assunto, que por unanimidade, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), firmaram…

Leia mais

Acessibilidade em condomínios

Como devemos proporcionar acessibilidade no condomínio, e promover o bem estar ao morador e visitantes, e principalmente porque a acessibilidade é obrigação do condomínio e está garantida pelo Decreto nº 5.296/2004, no artigo 18, e na ABNT-NBR 9050/2015.

Saiba mais: http://www.secovi-sc.com.br/acessibilidade-em-condominios/

 

Leia mais

Seguro predial, obrigatoriedade de contratar, quais riscos implicam?

Esse é um tema muito relevante relacionado aos condomínios, visto a sua complexidade, riscos e valores envolvidos.

Efetuar o seguro predial, é responsabilidade do Síndico, conforme a (Lei 10.406/2002 - Código Civil, e está regido em seus artigos 1.348 “Compete ao Síndico: IX- Realizar o seguro da edificação”, e artigo 1.346 “É obrigatório o seguro de toda a edificação contra o risco de incêndio ou destruição, total ou parcial”.

A não contratação do seguro aqui referido é uma falta grave do síndico e “poderá acarretar, além da destituição” (Código Civil, artigo 1.349, parte final), “a sua responsabilidade civil…

Leia mais

Como manter a segurança das crianças em um condomínio

Como manter a segurança das crianças em um condomínio

A proximidade do Dia das Crianças torna essa semana no momento ideal para abordarmos um tópico muito importante em um condomínio: a segurança das crianças. Este é, inclusive, um dos maiores motivos pelos quais uma família com filhos opta por morar em apartamento, uma vez que a estrutura do local geralmente é adaptada para que eles possam desfrutar de bons momentos de lazer, sem o risco normalmente encontrado nas ruas.

Entretanto, a estrutura não é o único fator primordial na construção de um ambiente…

Leia mais

Barulho e problemas com vizinhos, como evitar?

Barulho e problemas com os vizinhos: como evitar?

Escolher um condomínio como lar pode eventualmente alguns incômodos relacionados à convivência, especialmente com o aumento de empreendimentos cada vez menores e mais próximos uns dos outros. Muitos desses problemas já são velhos conhecidos nossos: ruídos causados por movimentação de móveis, animais de estimação, músicas em volume alto e demais inconveniências - muitas vezes em horários impróprios.

Conviver com as diferenças e hábitos alheios pode ser desgastante e, as vezes, desentendimentos seguem por meses, deixando os envolvidos ainda mais contrariados. Nessas situações, o erro mais comum é…

Leia mais

Sustentabilidade em condomínio, como ser sustentável e diminuir gastos?

Sustentabilidade em Condomínio, como ser sustentável e diminuir gastos?

Atualmente, tratar este assunto se tornou algo polêmico, pois alguns apoiam e praticam, e outros acham que é bobagem.

Porém, se desenvolvidas ações planejadas e direcionadas a realidade de cada condomínio, estas geram atrativos, pois além de preservar a natureza e melhorar a vida dos moradores, reduzem gastos e agregam valor ao imóvel.

Segundo dados da Green Building Council Brasil, entidade brasileira responsável pela certificação mundial de construções sustentáveis Liderança em Energia e Design Ambiental (LEED), prédios com políticas de sustentabilidade apresentam uma redução média de…

Leia mais

Medição individualizada de água

Medição individualizada de água: É responsável por uma economia média de 20% aos condôminos, segundo especialistas, também amplia o bom-senso, e deixa o preço da conta mais justa para todos!

A medição é muito presente em novos condomínios, e até uma exigência na aquisição de imóveis por alguns moradores.

Também é uma regra de sustentabilidade ambiental pela LEI FEDERAL 13.312/2016, que entrará em vigor em 2021 para novas construções, porém esse sistema é possível de ser implantado em condomínios que ainda não possuem, com suas devidas definições e aprovações em assembleia, saiba mais...

Leia mais

Inadimplência em condomínio. Como evitar?

  • Crie regras claras para quem não paga em dia;
  • Torne pública as regras de cobrança;
  • Lembrar o devedor de forma educada e não vexatória (não exibir listas em elevadores, murais, citar o nome em e-mails, etc);
  • Efetuar a cobrança direcionada a habitação, e a quem possa interessar;
  • Desenvolver a mesma com brevidade, evitando se estender e torna-se maior o montante a ser acrescido nos custos dos demais moradores;
  • Efetivar a mesma a “quatro mãos” administradora, síndico, jurídico;
  • Mantendo…

    Leia mais

Principais problemas em condomínios, como evitar.

• Para gerar resultados positivos, desenvolva, ou atualize sua convenção e regimentos, estes se complexos e atuais podem evitar até 70% dos problemas;
• Avalie com frequência a administração e gestão do condomínio;
• Participe de forma ativa em reuniões e conselhos, sempre pensando no coletivo;
• Não contrate serviços apenas por preço, e sim por todas as características “o barato pode custar caro”
• Eleja, contrate profissionais competentes, com referências, éticos e transparentes;
• Solicite prestações de contas de forma clara e frequente;
• Cumpra a agenda de manutenções preventivas e…

Leia mais

e-Social em condomínios Decreto 8.373/2014

  • O e-Social veio para modernizar as regras de envio de documentos;
  • Síndicos e contadores devem trabalhar em conjunto, afim de que as informações de dados e funções dos funcionários sejam em tempo hábil; evitando multas e fiscalizações;
  • Regulamenta em uma plataforma a maioria das informações relacionadas as questões trabalhistas, inclusive a RAIS;
  • Atenção em registros retroativos. “As admissões, desligamentos e pagamentos de férias retroativos, provavelmente terá que abrir a folha de pagamento do mês anterior e isso irá chamar a atenção”;
  • As multas podem variar de R$10,64 a R$ 181.284,63.

Leia mais