Seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!

X

Barulho e problemas com vizinhos, como evitar?

Barulho e problemas com os vizinhos: como evitar?

Escolher um condomínio como lar pode eventualmente alguns incômodos relacionados à convivência, especialmente com o aumento de empreendimentos cada vez menores e mais próximos uns dos outros. Muitos desses problemas já são velhos conhecidos nossos: ruídos causados por movimentação de móveis, animais de estimação, músicas em volume alto e demais inconveniências - muitas vezes em horários impróprios.

Conviver com as diferenças e hábitos alheios pode ser desgastante e, as vezes, desentendimentos seguem por meses, deixando os envolvidos ainda mais contrariados. Nessas situações, o erro mais comum é que ambas as partes busquem resolver o problema por meio de agressões verbais, ou físicas - meios que, obviamente, apenas intensificam o problema, em vez de amenizá-lo e resolvê-lo.

A melhor saída nesse tipo de situação é recorrer ao gestor de condomínio, que deve ser um profissional especializado, e que mantenha uma postura imparcial diante do ocorrido. Ele mediará a situação, escutará ambas as partes envolvidas e provocará reflexões nos moradores. Por fim, ele será responsável por apresentar alternativas de solução em um formato que beneficie todos os envolvidos.

Outras funções de um gestor de condomínio nessa situação são a utilização das convenções e regimentos internos; acionar a polícia militar ou guarda municipal; registrar ocorrências e buscar auxílio jurídico adequado. Por estes motivos, a melhor forma de evitar contratempos com as vizinhanças é, primeiramente, tendo sempre o cuidado de respeitar a individualidade e tranquilidade dos vizinhos, ou recorrendo ao gestor de condomínio para reportar os possíveis problemas.

Além disso, ressaltamos, aqui, a importância de um profissional especializado para esse cargo. Afinal, no caso de moradores eleitos como síndico, muitas vezes não há o preparo e experiência necessários para mediar e resolver essas ocorrências, ou mesmo a parcialidade diante dos moradores.

 

 

https://rick.jusbrasil.com.br/artigos/356346020/12-passos-para-resolver-problemas-com-vizinhos-sem-recorrer-ao-judiciario

www.mediacaonline.com

https://dcfreitasdireito.jusbrasil.com.br/artigos/300782090/seu-vizinho-incomoda

https://super.abril.com.br/comportamento/como-resolver-problemas-com-vizinhos/

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/jornal-do-almoco/videos/v/advogada-fala-sobre-conflitos-entre-vizinhos/2167820/

 

Voltar