Seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!

X

Centrais de Gás Condominiais, manutenções e prevenções para não gerar riscos.

Centrais de Gás Condominiais, manutenções e prevenções para não gerar riscos.

Atualmente, o gás está entre as mais importantes fontes de energia, pois está presente em 98% das residências de nosso país. Estando presentes o GLP (propano e butano) e o gás natural (metano), ambos inodoros, ou seja, não possuem o cheiro de gás característico.  No entanto, o cheiro que o gás possui é  um aditivo chamada mercaptano, que é inserido alertar as pessoas  do risco decorrente.

POR QUE AVISAR?? Em um vazamento, havendo um comburente (Oxigênio) e uma fonte de ignição, pode gerar uma explosão e como consequência um enorme deslocamento de ar destruindo tudo à sua volta. 

Com estas características, deve-se assegurar que as centrais de gás presentes nos condomínios, e demais locais, estejam adequadas as suas normas, portarias do Inmetro, Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros, NBR’s e ABNT cumprindo manutenções e requisitos exigidos.

O texto da ABNT define procedimentos para a inspeção das instalações tanto do GLP quanto do Gás Natural, e relaciona outras três normas de aplicação direta nos condomínios:

NBR 13523 – Central de Gás Liquefeito de Petróleo: diz respeito a procedimentos e condições de segurança para o armazenamento do GLP;

- NBR 13103 - Instalação de Aparelhos a Gás para Uso Residencial - Requisitos dos Ambientes. Norma relativa tanto ao GLP quanto ao Gás Natural, especificando condições para instalar equipamentos a gás, como aquecedor, caldeiras coletivas etc.

- NBR 15526 - Redes de Distribuição Interna para Gases Combustíveis em Instalações Residenciais e Comerciais – Projeto e Execução. Norma relativa tanto ao GLP quanto ao Gás Natural.

Além disso é importante ser observado o TESTE DE ESTANQUEIDADE, onde este verifica se há algum vazamento em um tanque, peça ou tubulação. O laudo de estanqueidade de gás comprova que não há escapamento de gás em uma área residencial ou comercial. O método que aponta a alteração de pressão dentro do recipiente é a principal técnica utilizada e a mais eficaz para garantir a segurança de uma tubulação.

O mesmo deve ser realizado com frequência de 1 a 2 anos, e é uma solicitação do corpo de bombeiros, explica o Senhor Nilton José Boff Júnior, responsável pela empresa JL Instalações de Gás.

Outro ponto que deve ser comentado, é que em prédios onde se possui gás canalizado, não é permitido a utilização de botijão de gás, por questões de segurança, e em muitos condomínios o descumprimento geram advertências e multas, podendo até chegar em denúncias e processos judiciais.

 

 

Dicas para manter as instalações de Gás Natural e GLP dentro dos padrões de segurança. 

 

  • Jamais obstrua o acesso ao registro ou válvula de segurança do seu equipamento;
  • Mantenha o aquecedor de gás sempre limpo, regulado e em local ventilado, as empresas fabricantes informam sobre manutenções preventivas destes; 
  • Mantenha produtos e objetos inflamáveis longe dos aquecedores a gás;
  • Jamais deixe que crianças mexam em aparelhos a gás;
  • Ao se ausentar por um período prolongado, feche o registro de segurança;
  • Solicite a um profissional que posicione o registro de segurança em local acessível a todos; 
  • Providencie a instalação de um detector de vazamento de gás nas proximidades do aparelho em caso de morador com deficiência olfativa;
  • Verifique se a mangueira, e válvulas que liga o botijão de gás ao fogão, está etiquetada e em conformidade com as normas ABNT, e dentro de seu prazo de validade (5 anos);
  • Deixe sempre o botijão em um lugar ventilado. Caso aconteça um vazamento o gás não irá acumular;
  • Manuseie a troca do botijão somente com as mãos e jamais utilize ferramentas para não danificar o mesmo;
  • Procure sempre um profissional qualificado e exija o cumprimento das normas brasileiras vigentes de instalação de equipamentos a gás.

 

http://www.jlgascaxias.com.br/

https://www.direcionalcondominios.com.br/sindicos/materias/item/1696-instalacoes-de-gas-nos-condominios-normas-e-seguranca-para-o-glp-e-o-gas-natural.html

http://www.rwengenharia.eng.br/cheiro-de-gas-de-cozinha/

https://www.sindiconet.com.br/informese/gas-e-condominio-noticias-manutencao

 

 

 

 

Voltar